7 dicas para começar a meditar hoje mesmo


Meditar é estar presente no momento, é acalmar a mente, é descansar, é tirar um tempo para você. Meditar é se cuidar e se conhecer. Essa ferramenta tem inúmeros benefícios, físicos e mentais, comprovados cientificamente e já é indicado por médicos ao redor do mundo.

Você já possui o hábito de meditar? Sabe como manter a atenção plena neste momento? Neste artigo vamos te mostrar como começar a meditar e colocar a prática na sua rotina diária de forma simples e fácil.


Por que meditar?

A primeira pergunta que vem à cabeça das pessoas quando falamos em meditação é porque fazer isso. Quais os benefícios que a técnica pode trazer. Como já falamos no início deste texto, o hábito de meditar pode trazer ajudar o praticante de inúmeras formas, dentre as quais podemos citar:

Como começar a meditar?

Mesmo com todos os benefícios trazidos pela prática, algumas pessoas sentem dificuldade de começar. Isso é normal, mas não devemos desistir no primeiro obstáculo. Assim como tudo na vida é preciso começar e praticar bastante para então transformar isso em um hábito e fazer de forma mais simples e fluida. Para ajudar quem está começando, trouxemos algumas dicas:

  • Comece com pouco tempo por dia

Tentar se concentrar por 1hora já no primeiro dia será um desafio. Por isso, o ideal é começar aos poucos. Faça 5 minutos de meditação no primeiro dia e vá aumentando o tempo na medida em que for se sentindo mais confortável. Isso vai ajudando a aumentar a concentração aos poucos e a não desistir.

  • Busque meditações guiadas

Para quem está iniciando pode ser difícil manter a concentração. Muitos não conseguem “desligar a mente” no começo. Por isso, meditações guiadas podem ser boas aliadas. Com elas é possível se concentrar em uma música calma e na voz da pessoa que está guiando para ir ensinando o cérebro como se desligar e se concentrar, para, no futuro, fazer isso sozinho.

É possível encontrar meditações guiadas gratuitas na internet ou até mesmo aplicativos de celular com essa função. Você pode ainda definir um objetivo ou buscar por um tema. Existem opções para todos os gostos, basta encontrar uma que te agrade.

  • Observe sua respiração

Focar na concentração é a recomendação para se desligar dos pensamentos. Observe o ar entrando e saindo do seu corpo. Sinta esse movimento, perceba o caminho que ele faz do nariz até o pulmão, veja como o seu corpo reage a isso. Se os pensamentos começarem a voltar é só se concentrar novamente e voltar a reparar na respiração.

  • Preste atenção a sua postura

Um ponto muito importante da meditação é a postura. É essencial que você esteja em uma posição confortável para permanecer por algum tempo imóvel. O ideal é estar sentado.

Não faça na cama ou deitado, pois você pode acabar caindo no sono.

  • Defina um local tranquilo

A definição do local também é extremamente importante. Evite lugares onde passa muita gente ou que você pode ser interrompido. Escolha um local silencioso e limpo, onde você se sinta à vontade. Desligue os eletrônicos, tire qualquer barulho ou possível distração do ambiente para que você possa se concentrar 100% na meditação. Para os que gostam, vale acender um incenso para purificar o ambiente.

  • Defina um horário

Escolha um horário em que você possa meditar sem se preocupar e que seja viável de fazer todos os dias. Uma boa pedida é fazer pela manhã, antes de começar o dia. Levante um pouco mais cedo e inicie a prática. Não faça se tiver um compromisso em seguida e você esteja preocupado com o horário, pois dessa forma será muito difícil se concentrar. Outra boa opção é fazer antes de dormir para ajudar a tirar o estresse do dia e dormir melhor, mais relaxado.

Garanta que as pessoas que moram com você saibam que esse é um horário que você necessita de concentração, para que não haja interrupções.

  • Volte devagar

Não interrompa a meditação de uma vez e comece outros afazeres. Abra os olhos aos poucos, faça um alongamento. Deixe o seu corpo ir se habituando ao ritmo novamente antes de começar novas atividades. Finalize com um sentimento de gratidão e perceba como você se sente. Seguindo essas dicas você vai inserir a meditação no seu dia a dia de forma leve e tranquila. Não se culpe se em um dia não for possível meditar, siga com a prática no dia seguinte e não desista. Quando você menos perceber ela já fará parte da sua rotina.


Se você sempre inventa desculpas para si mesmo e fala que vai começar “amanhã”, leia nosso artigo sobre os bloqueios energéticos que nos levam a procrastinar e não deixe mais que isso te atrapalhe de alcançar seus objetivos.



25 visualizações0 comentário
  • Spotify - Semente Quântica
  • YouTube - Semente Quântica
  • Facebook - Semente Quântica
  • Instagram - Semente Quântica

Av. Raja Gabaglia - 2000, sala 922 Torre. 2, Estoril | Belo Horizonte 
Ligações: (31) 98843-1633

SementeQuantica.com© Copyright 2020 

As declarações neste site não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Esta informação é fornecida estritamente para fins educacionais. De nenhuma maneira as informações neste site devem ser consideradas um substituto para o atendimento médico competente por seu médico ou outro profissional de saúde.