7 exercícios de autoconhecimento para você se desenvolver cada vez mais

2020 nos trouxe diversos aprendizados, dentre eles a importância de saber estar sozinho. Ao ficar mais tempo na própria companhia as pessoas começaram a entender melhor porque se conhecerem mais a fundo é tão necessário.

Muitas pessoas começaram a ver os benefícios de passar um tempo sozinho, de se desconectar e ouvir seus próprios pensamentos e sentimentos. Fazer isso não é fácil. Perceber seus defeitos e aprender a conviver com eles pode ser desafiador, mas também pode ser libertador, tudo depende de como lidamos com esse aprendizado.

O processo de autoconhecimento não é simples, nem linear. Por diversos momentos pensamos em desistir, nos questionamos o porquê de estar fazendo aquilo. No entanto, é importante persistir. É isso que vai nos ajudar a evoluir, melhorar as nossas relações, ressignificar crenças limitantes e, muitas vezes, a fazer as pazes com o nosso passado.

Pensando nisso, trouxemos alguns exercícios de autoconhecimento para você começar essa caminhada mágica. Segue a leitura para ver como atitudes simples podem te ajudar imensamente.


7 exercícios de autoconhecimento que vão te ajudar na sua jornada


1- Anotar os sentimentos

Coloque no papel os seus sentimentos, desejos e percepções ao longo do dia. Anote o que aconteceu com você e como você reagiu, qual o sentimento a situação desencadeou em você. Se você for mulher, é interessante anotar em qual período do mês você está (está de TPM, menstruada, ovulando).

Faça essa anotação diária por, pelo menos, um mês e depois releia para comparar as anotações. Repare os padrões, observe como situações iguais te fizeram reagir, perceba o que mais te incomoda, o que te faz feliz, como você se sente em cada época do mês.

Quando temos clareza sobre esses pontos somos capazes de modificar nossas reações a determinadas situações, além de nos ajudar a buscar mais coisas que nos deixam felizes e evitar situações de estresse, por exemplo.


2- Faça uma lista

Anote todos os seus pontos fortes e fracos. Faça uma lista com tudo aquilo que você acha que precisa melhorar em você mesmo. Em seguida peça ajuda a familiares e amigos, pergunte a eles quais são suas características mais marcantes, o que você pode melhorar e o que você não deve mudar.

Compare as duas listas e veja se a forma como você se vê está alinhada a como as outras pessoas lhe enxergam. Anote o que você deseja aprimorar, quais características você vai trabalhar, coloque em ordem de importância para você.


3- Conheça novos lugares e tenha novas experiências

Quando foi a última vez que você fez algo pela primeira vez? Às vezes, na correria do dia a dia, acabamos caindo em uma rotina, vamos sempre nos mesmos lugares, conversamos com as mesmas pessoas, fazemos as mesmas coisas. Com o tempo as nossas vontades e hobbies mudam e se não nos permitirmos sair da mesmice não vamos descobrir o que nos faz realmente feliz naquele momento da vida.

Ao sair de casa, ir para lugares diferentes, conhecer pessoas novas e experimentar aventuras diferentes, nos abrimos mais para o mundo. Isso nos ajuda a aceitar melhor as mudanças da vida e desenvolver o autoconhecimento.


4- Passe um tempo só

Estar sozinho é ter que escolher o que fazer em seguida, o que comer, é poder decidir os próximos passos sem a interferência de outras pessoas. Esse é um ótimo exercício para perceber o que você realmente gosta de fazer.

Outro benefício de se estar sozinho é que você acaba escutando mais seus pensamentos e percebendo os sentimentos. Aqui vale ficar sozinho em casa, sair para dar uma volta na sua cidade, fazer uma viagem, sentar em um bar, enfim, qualquer coisa de que você goste.


5- Faça meditação

Ter o hábito de meditar nos ajuda a acalmar a mente, aumenta a criatividade, ajuda a desenvolver a intuição e te faz ficar mais concentrado em si mesmo por um tempo. Além disso, a prática traz diversos outros benefícios como alívio do estresse, diminuição de ansiedade e aumento da concentração.


6- Busque ajuda especializada

Buscar ajuda nesse caminho do autoconhecimento é sempre benéfico. Um profissional especializado pode te ajudar a ir mais fundo, em lugares dentro de nós que sozinhos dificilmente vamos alcançar. Um profissional pode ainda te ajudar a não procrastinar e se autossabotar nessa jornada.

As técnicas de terapia holística são ótimas nessa busca pelo autoconhecimento, pois vão afundo dentro do nosso subconsciente e nos ajudam a entender questões dos passados que nos bloqueiam, a melhorar o relacionamento com a família, a se aceitar.


7- Agradeça mais

Crie o hábito de agradecer pelas coisas boas da vida. Ao fazer o exercício da gratidão você consegue perceber melhor tudo que já conquistou e continua conquistando. Isso auxilia a perceber as bênçãos que a vida traz e a seguir em frente mais feliz e seguro de si. Mesmo em momentos de dificuldade podemos encontrar algo para agradecer.

Comece hoje mesmo com esses exercícios de autoconhecimento e perceba as mudanças que você terá na sua forma de lidar com a vida e os acontecimentos diários.

Caso deseje ajuda para trilhar esse caminho, aqui no Semente Quântica fazemos atendimento de Thetahealing e Barra de Access.


Agende uma sessão conosco!

78 visualizações0 comentário
  • Spotify - Semente Quântica
  • YouTube - Semente Quântica
  • Facebook - Semente Quântica
  • Instagram - Semente Quântica

Av. Raja Gabaglia - 2000, sala 922 Torre. 2, Estoril | Belo Horizonte 
Ligações: (31) 98843-1633

SementeQuantica.com© Copyright 2020 

As declarações neste site não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Esta informação é fornecida estritamente para fins educacionais. De nenhuma maneira as informações neste site devem ser consideradas um substituto para o atendimento médico competente por seu médico ou outro profissional de saúde.