9 dicas para reduzir e controlar a ansiedade


Quase todo mundo já passou por uma situação em que sentiu ansiedade. Seja por estar começando em um novo emprego, mudando de cidade, com medo de uma apresentação, com o sentimento de que algo ruim pode acontecer em breve ou até mesmo sem saber exatamente o motivo. O que poucas pessoas sabem é como reduzir ou controlar a ansiedade.


Com tantos estímulos e cobranças que temos no dia a dia é normal se sentir com medo ou desconfortável em determinadas situações. A ansiedade pode ser patológica ou um sentimento passageiro. No caso da primeira é preciso buscar ajuda especializada. No entanto, há algumas maneiras naturais que podem auxiliar no controle da ansiedade e reduzir as crises.


Faça atividades físicas regulares

Ao se exercitar o corpo libera serotonina, um hormônio que dá a sensação de prazer. Fazer atividades físicas ao menos 3 vezes na semana é comprovadamente uma forma de diminuir a ansiedade. Além da liberação de hormônios, ela faz com que a pessoa se distraia e não pense no motivo que a está fazendo se sentir daquela forma.


Para potencializar ainda mais os efeitos positivos do exercício para a mente, tente praticá-los ao ar livre durante o dia. Ver pessoas, respirar ar puro e tomar um pouco de sol também são ótimas formas de liberar hormônios positivos e diminuir a ansiedade.


Medite diariamente

A meditação tem o poder de acalmar a mente, além de ajudar a manter o foco na respiração e não nos pensamentos. Controlar a respiração auxilia o cérebro a entender que ele precisa relaxar naquele momento.


Transformar a meditação em um hábito e praticá-la diariamente, além de ajudar a reduzir os momentos de ansiedade, pode auxiliar quando a pessoa está em uma crise, uma vez que o controle da respiração passa a ser mais natural.


No começo a meditação pode não ser fácil, mas com o tempo e a prática vai ficando cada vez mais natural e simples. Existem algumas técnicas que podem ajudar quem está começando a meditar a focar no momento.


Cuidado com os pensamentos

O pensamento tem poder de atrair coisas boas ou ruins para nossa vida. Ao pensar apenas em desastres e momentos tristes, situações assim podem nos encontrar com mais facilidade, aumentando os momentos de ansiedade.


Outro ponto é que os pensamentos têm o poder de influenciar nossos sentimentos. Ao pensar em uma briga, por exemplo, sentimos raiva, mesmo que aquilo tenha acontecido há muito tempo. Por isso, é extremamente importante cuidar com o que pensamos.


Cuide do seu sono

Como já foi dito, os pensamentos têm o poder de influenciar nos nossos sentimentos. Quando não dormimos bem nosso humor é diretamente afetado e ficamos propensos a ter pensamentos negativos.


Além disso, uma boa noite de sono é extremamente importante para a saúde como um todo. O cérebro reorganiza suas conexões quando dormimos profundamente.


Para conseguir dormir é interessante se desconectar dos eletrônicos algumas horas antes de ir para a cama. Tomar um chá e meditar antes de deitar também ajudam o corpo a relaxar mais rapidamente. O chá, inclusive, é uma outra forma de controlar a ansiedade, uma vez que ajuda a acalmar o corpo.


Trabalhe sua autoestima

Muitas vezes a ansiedade está diretamente ligada à baixa autoestima. Quando não confiamos que somos capazes ficamos com medo de nos expor e errarmos e é aí que a ansiedade ataca.


Uma boa forma de começar a trabalhar sua autoestima é se conhecendo melhor. Ao entender onde estão os seus pontos fortes e fracos você pode trabalhar para se sentir mais confiante ao enfrentar situações que antes te davam receio.


Com o autoconhecimento passamos a entender melhor nossos limites e quais situações não são boas para nossa saúde menta, nos afastando, quando possível, daquilo que nos faz mal e criando técnicas para superar os momentos em que não é possível se afastar.


Identifique o que te causa ansiedade

Novamente é preciso trabalhar o autoconhecimento para entender quais situações desencadeiam a ansiedade que você tem sentido. Ao saber as causas fica mais fácil trabalhar na solução. Ao surgirem situações que você sabe que te causam ansiedade é possível se preparar da melhor forma possível para que aquilo não te atinja tão fortemente. Além de se afastar de pessoas e momentos que não te fazem bem.


Tenha um hobbie

Ter uma atividade que te dá prazer é uma ótima forma de combater a ansiedade. Enquanto você foca no seu hobbie dificilmente sobrará tempo para pensamentos negativos e sentimentos ruins. A felicidade de fazer atividades prazerosas nos impede de ficar ociosos pensando naquilo que causa sentimentos ruins.


Escolha bem as pessoas que estão perto de você

Ao se cercar de pessoas negativas, que reclamam de tudo, é comum que comecemos a ver o lado ruim das situações, aumentando o medo e a ansiedade. A energia daqueles com quem nos relacionamos afetam diretamente a nossa. Se afaste de pessoas que não agregam de forma positiva à sua vida. Fique próximo daqueles que te trazem paz, segurança e felicidade.

Faça terapia

A terapia é uma ótima forma de se conhecer melhor e controlar a ansiedade que sentimos. Um profissional irá ser um bom guia para te ajudar a entender de onde vem esse sentimento e qual a melhor forma de lidar com ele.


O acompanhamento pode ser feito com um psicólogo ou você pode buscar ajuda das terapias holísticas, onde o ser humano é analisado como um todo. Além das sessões, é possível trabalhar com cromoterapia, aromaterapia, etc. O importante é você se sentir bem com a técnica e sentir a diminuição da ansiedade.


Com o Thetahealing, por exemplo, você pode encontrar qual é a crença raiz que está desencadeando as crises de ansiedade e trabalhar a partir daí. A técnica ajuda ainda a melhorar a autoestima e confiança em si mesmo.


Já na barra de access, o alívio da ansiedade pode ser percebido depois de poucas sessões ao trabalhar bloqueios e crenças limitantes que temos na nossa vida.


A ansiedade já é considerada um dos males do século, mas nem por isso você precisa deixar que ela influencie a sua vida. Trabalhe para que seu corpo e sua mente estejam sempre saudáveis, busque formas de combater a ansiedade e seja ainda mais feliz.


Se quiser agendar uma sessão de thetahealing ou barra de access para ajudar nesse processo de redução da ansiedade entre em contato conosco hoje mesmo!




26 visualizações0 comentário
  • Spotify - Semente Quântica
  • YouTube - Semente Quântica
  • Facebook - Semente Quântica
  • Instagram - Semente Quântica

Av. Raja Gabaglia - 2000, sala 922 Torre. 2, Estoril | Belo Horizonte 
Ligações: (31) 98843-1633

SementeQuantica.com© Copyright 2020 

As declarações neste site não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Esta informação é fornecida estritamente para fins educacionais. De nenhuma maneira as informações neste site devem ser consideradas um substituto para o atendimento médico competente por seu médico ou outro profissional de saúde.