A diferença entre amor próprio e egocentrismo



Você já deve ter ouvido falar por aí que precisa “se colocar em primeiro lugar”, “se valorizar”, “nutrir seu amor próprio”. E isso é verdade, sim. Essas atitudes são necessárias para evitarmos episódios de sofrimento. O amor próprio é altamente necessário, o problema é quando ele esbarra no egocentrismo. Você sabe a diferença entre amor próprio e egocentrismo?


Primeiramente é preciso enxergar a potência que amar nossa essência nos dá. Quando nos amamos e entendemos nossa força, uma infinidade de novos caminhos se abre para nós. No entanto, é necessário entender que ninguém caminha sozinho, que é preciso estar ao lado de outras pessoas, da nossa família de alma, para chegarmos ao nosso destino.


É aí que devemos nos atentar para que nosso amor próprio não se torne egocentrismo. Nos tornamos egocêntricos quando colocamos nossa necessidade acima de qualquer coisa. Quando, por exemplo, sem analisar, nos recusamos a ajudar o próximo simplesmente porque aquilo vai te impedir de fazer algo menos importante.


Quando nos deparamos com situações que vão ferir nosso equilíbrio e alterar nossa energia, precisamos ter discernimento. A solidariedade é tão importante quanto o amor próprio. Nos colocar em primeiro lugar não é sobre tirar o outro da nossa prioridade, mas saber discernir quando uma atitude vai nos causar malefícios. É sobre não praticar um ato pelo outro em detrimento de nós mesmos.


Empatia


O altruísmo, que é o ato de amar ao próximo e fazer o bem sem interesses próprios, o contrário do egoísmo, tem como base a empatia. A empatia é a capacidade do ser humano de se colocar no lugar do outro. Quando somos capazes de entender a dor do outro a partir da nossa própria perspectiva, conseguimos nos desconectar do lugar do ego sem perder o amor próprio e ajudar.


A empatia é a ferramenta que nos permite não pensar somente em nosso próprio umbigo e, ao mesmo tempo, ajudar o outro sem nos prejudicar.


580 visualizações
  • Spotify - Semente Quântica
  • YouTube - Semente Quântica
  • Facebook - Semente Quântica
  • Instagram - Semente Quântica

Av. Raja Gabaglia - 2000, sala 922 Torre. 2, Estoril | Belo Horizonte 
Ligações: (31) 98843-1633

SementeQuantica.com© Copyright 2020 

As declarações neste site não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Esta informação é fornecida estritamente para fins educacionais. De nenhuma maneira as informações neste site devem ser consideradas um substituto para o atendimento médico competente por seu médico ou outro profissional de saúde.