Cinco dicas para vencer a procrastinação



Você é do tipo de pessoa que executa suas tarefas com um bom prazo de antecedência ou costuma deixar tudo para última hora, mesmo que tente se convencer a fazê-las antes? Se sua resposta for a segunda opção, você pode ser um procrastinador. Mas o que é procrastinar e como isso pode te atrapalhar na vida?


No dicionário, procrastinar significa transferir para outro dia ou deixar para depois; adiar, delongar, postergar. E, verdade seja dita, você não está sozinho nessa, a maioria das pessoas é um pouco procrastinadora. O problema é quando o ato de adiar tarefas passa a ser um elemento limitante na sua vida, impedindo que suas atividades, planos, metas e objetivos propostos sejam realizados com êxito. Isso pode gerar consequências negativas como ansiedade, frustração e depressão.


O que talvez você não sabia é que você procrastina, na maioria das vezes, não por incapacidade ou irresponsabilidade, e sim porque carrega algumas crenças limitantes desde criança que, inconscientemente, te impedem de realizar suas tarefas com êxito. Medo da rejeição, achar que não é capaz de realizar a tarefa proposta e até mesmo perfeccionismo ou medo do sucesso são exemplos de crenças alojadas em seu subconsciente que fazem com que você procrastine.


Se identificou algum motivo ou não entende por que razão não consegue deixar de procrastinar? Não se preocupe e não se culpe, mesmo que você seja um procrastinador ao extremo, existem formas de você identificar essas crenças que o limitam e trabalhar para melhorar o cenário. Pensando nisso, preparamos cinco dicas para você diminuir sua procrastinação.


Evite o modo soneca


Se você começar o dia procrastinando seu despertar, a tendência é de que essa postura se prolongue ao longo do dia. Tire o soneca, levante-se assim que o despertador tocar e já comece a elaborar mentalmente seus afazeres.


Outra coisa importante: não pule etapas. Lavar o rosto, tomar um banho, escovar os dentes, arrumar sua cama e tomar um bom - e balanceado - café da manhã são atividades essenciais para manter sua mente organizada.


Tudo na vida é uma questão de prioridade


Ninguém aqui quer exigir que você execute todas as suas tarefas em apenas um dia, porque, muitas vezes, isso é humanamente impossível, e está tudo bem. Mas é indispensável que você saiba exatamente quais são as prioridades e quais tarefas são mais urgentes.


Para isso, a dica é: faça uma lista de atividades e organize por ordem de prioridade. Deixe essa lista em um lugar acessível e sempre que uma tarefa for concluída a risque do papel.


Esse mecanismo, além de te ajudar a visualizar melhor quais tarefas precisa concluir e dessa forma não esquecer de nenhuma, evita com que você tente fazer muitas atividades ao mesmo tempo e não consiga finalizar nenhuma.


Tente fazer esse check-list assim que você acordar, pois sua cabeça ainda vai estar fresca e você mais disposto.


Foco nas coisas mais importantes


Seguindo sua lista de prioridades, foque nas tarefas mais importantes e complexas, deixando as mais simples para depois. Quando realizamos tarefas complexas, isso nos gera um sentimento de satisfação nos deixando mais motivados para realizar outras atividades.


Além disso, nas primeiras horas da sua jornada diária, sua cabeça estará mais leve e com isso seu desempenho será melhor em tarefas que lhe exigem mais.


Desative as notificações


O excesso de estímulos que recebemos ao longo do dia podem impactar e muito em nossa produtividade. Muitas vezes a conversa no grupo de amigos no Whatsapp parece mais interessante do que o relatório que você precisa terminar.


Para evitar que coisas supérfluas te tirem do foco, a dica é: crie barreiras para elas. Desativar as notificações é um bom caminho.


Esqueça a perfeição


Muitas pessoas passam a vida buscando a perfeição e acabam não só não encontrando, como deixando de realizar tarefas importantes. Não se cobre, faça bem feito aquilo que é preciso. Não tem problema algum deixar algumas coisas para o dia seguinte, o importante é concluir prazos estabelecidos e entregar tarefas importantes sem se sobrecarregar. O perfeito não existe, mas o bem feito sim, basta você querer.


Encontre e reprograme crenças que podem te bloquear


Você conhece o teste de crenças cinesiologia? Você encontra nos destaques do nosso Instagram o passo a passo para realizá-lo. Teste as crenças:


Eu não mereço ser reconhecido

Eu não sou bom o suficiente

Nunca serei recompensado o bastante

Preciso ser perfeito para ser reconhecido

Eu não mereço o sucesso

Eu nunca terei sucesso


Caso você já seja um thetahealer, identificada qual a crença que o limita, você pode reprogramá-la acessando a energia da Fonte Criadora. Caso você ainda não seja, podemos agendar um atendimento para te ajudar a quebrar as barreiras que te impedem de avançar na sua evolução.

1,514 visualizações
  • Spotify - Semente Quântica
  • YouTube - Semente Quântica
  • Facebook - Semente Quântica
  • Instagram - Semente Quântica

Av. Raja Gabaglia - 2000, sala 922 Torre. 2, Estoril | Belo Horizonte 
Ligações: (31) 98843-1633

SementeQuantica.com© Copyright 2020 

As declarações neste site não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Esta informação é fornecida estritamente para fins educacionais. De nenhuma maneira as informações neste site devem ser consideradas um substituto para o atendimento médico competente por seu médico ou outro profissional de saúde.