Como vencer a ansiedade no trabalho



A ansiedade no trabalho é um sentimento experimentado desde o estagiário novato ao chefe do mais alto escalão. E saber como lidar com esse desafio e trazer mais qualidade pro ambiente em que se passa a maior parte do dia é um desejo geral. Mas qual é o caminho para combater a ansiedade no ambiente de trabalho?


Nesse caso, a meta e a realidade nem sempre andam juntas, e esse problema persegue muitas pessoas, trazendo a elas inúmeras questões que ultrapassam a vida profissional e podem se tornar desafios pessoais também. Afinal, somos seres holísticos, e entender essa integralidade é essencial para uma vida mais equilibrada.


Entendendo a ansiedade


Como já foi dito aqui neste post, a ansiedade é um transtorno marcado pela preocupação e pelo medo de forma extrema, que aparece na realização das tarefas mais simples da rotina. A pressão e excesso de afazeres do trabalho podem ser grandes gatilhos para que o transtorno se manifeste. Para muitas pessoas essa sensação vem de maneira inofensiva, no entanto, para outras, a intensidade e os malefícios são bem maiores.


Avançando na resolução


O primeiro passo é estar atento às primeiras amostras de ansiedade para que você possa lidar melhor com ela. Esse ponto de partida pode minimizar situações graves, como esgotamento mental, depressão e até males psicossomáticos, a exemplo de gastrite, úlceras, colites, taquicardia, hipertensão, dor de cabeça e até alergias.


Outro passo importante é descobrir qual é a fonte da ansiedade e do estresse. Ou seja: entenda o fator no seu trabalho que está te causando aqueles sentimentos. Após entender com clareza essa fonte, investigue quais são as crenças em seu sistema que te levam a ter aquele comportamento diante dos desafios. Muitas vezes nos estressamos por acreditarmos que o prazo dado para estabelecer uma determinada tarefa seja curto demais e nem sempre essa é a realidade, quando o que torna o prazo curto é a crença de que vamos procrastinar ou que não somos capazes de cumprir a tarefa, por exemplo.


Evitar a procrastinação e ser objetivo no cumprimento de suas tarefas é essencial para evitar a ansiedade (Aqui você confere 5 dicas para vencer a procrastinação).


Aprenda a decidir e confiar na sua decisão. Outra crença muito comum que nos leva a ter ansiedade no trabalho é a de que não somos capazes de fazer boas escolhas. Confie na sua intuição, no seu conhecimento e na sua competência para tomar decisões e executar o que é necessário.


Evite que as tarefas se acumulem. A ansiedade também pode vir da lembrança de que temos muitas demandas para cumprir em um prazo insuficiente. Esta só vai ser uma realidade se você deixar de entregar tarefas ou se não souber organizar seu tempo para cumpri-las. Usar agendas, planners e ferramentas digitais de gerenciamento de tarefas pode te ajudar muito a visualizar suas demandas e elencar prioridades.


Organização é fundamental, principalmente a do nosso ambiente. Um espaço desorganizado e sujo é um potente propulsor de estresse e ansiedade. Então, mantenha sua mesa sempre limpa e organizada.


Ninguém vive apenas de trabalho. Pausas e momentos de lazer são importantes e necessários. Deixe isso bem estipulado para você. Use seus dias e horários de folga para se desligar de todos os problemas provenientes do seu trabalho. Pense em você, na sua família, na sua saúde.


Controlar a ansiedade passa pelo autoconhecimento e entender quais são os gatilhos que despertam esse sentimento. Dessa forma é possível trabalhar sua mente para agir de maneira mais tranquila, principalmente quando a crise bater. Tente buscar no seu subconsciente se há crenças que te impedem de realizar tarefas, de se desligar, de cuidar de você mesmo, de se manter organizado. Identificadas, você consegue reprograma-las e dessa forma ajudar a minimizar os males da ansiedade.


Se você é thetahealer, pode buscar as crenças mencionadas em você através do digging. Se não é, podemos agendar um atendimento e entender o melhor caminho para te ajudar nessa evolução.

Quer saber mais sobre o Thetahealing®? Faça o download gratuito do nosso e-book:

Clique aqui para baixar

Acompanhe o Semente nas redes sociais:

Instagram

Facebook

32 visualizações
  • Spotify - Semente Quântica
  • YouTube - Semente Quântica
  • Facebook - Semente Quântica
  • Instagram - Semente Quântica

Av. Raja Gabaglia - 2000, sala 922 Torre. 2, Estoril | Belo Horizonte 
Ligações: (31) 98843-1633

SementeQuantica.com© Copyright 2020 

As declarações neste site não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Esta informação é fornecida estritamente para fins educacionais. De nenhuma maneira as informações neste site devem ser consideradas um substituto para o atendimento médico competente por seu médico ou outro profissional de saúde.