Conheça a medicina Ayurveda e entenda como ela funciona

A medicina Ayurveda é uma ciência milenar que trabalha o ser um humano como um todo, de uma forma holística, trazendo equilíbrio para a vida de quem a segue. A técnica oriental vem sendo difundida no ocidente nos últimos anos e conquistando cada vez mais adeptos.


O termo Ayurveda vem das palavras sânscritas Ayus, que significa vida e Veda que quer dizer conhecimento. Logo, Ayurveda é a ciência, o conhecimento da vida. É uma sabedoria que fala sobre uma vida saudável em todos os sentidos.


O surgimento da medicina Ayurveda

Os primeiros relatos do que seria posteriormente conhecido como medicina Ayurveda são datados de mais de 5mil anos atrás. A técnica surgiu na Índia e ao longo do tempo foi sendo modificada até chegar ao que conhecemos hoje. Os primeiros livros sobre o método, que são usados até os dias de hoje, foram escritos entre os anos 2 A.C e 8 D.C.


A Medicina Ayurveda

A medicina Ayurveda trabalha corpo, mente e espírito do indivíduo como uma unidade, acreditando que tudo está interligado. Todos eles devem ser cuidados em igual medida. Com isso, além de tratar doenças, a técnica trabalha também para preveni-las e manter a saúde do ser humano.


A filosofia Ayurveda acredita que tudo no universo, incluindo o nosso corpo, possui os 5 elementos da natureza, água, ar, fogo, terra e espaço ou éter. Esses elementos são divididos nos chamados Dosha. Existem 3 diferentes doshas, sendo Vata (éter e ar), Pitta (fogo e água) e Kapha (água e terra). Quando uma pessoa adoece é porque os doshas estão desequilibrados.


Nós temos todos os 3 Doshas em nós. Normalmente, o Dosha predominante se mantém o mesmo e os secundários mudam ao longo da vida. Todos temos os três combinados de maneiras diferentes. A ideia é estabelecer o equilíbrio do ser humano através da medicina Ayurveda.


A Ayurveda na prática

Como já foi falado, a medicina Ayurveda trabalha todos os aspectos do ser humano como uma unidade. Por isso, são utilizadas diferentes técnicas para equilibrar e tratar o corpo, a mente e o espírito do cliente.


A alimentação é um ponto importante dentro da filosofia Ayurveda, trabalhando principalmente o corpo do ser humano. Para cada Dosha há tipos de alimentos específicos e sabores mais adequados para o momento. Entender isso vai te ajudar a se manter saudável e em equilíbrio.


As terapias são utilizadas para trabalhar a mente e o espírito. A Ayurveda trabalha com cromoterapia, fitoterapia, aromaterapia, meditações, massagens, Yoga etc. São técnicas que utilizam a energia do cliente e do ambiente para trazer equilíbrio.


O trabalho de equilíbrio do corpo, mente e espírito é constante e pode ser começado a qualquer momento da vida. Não é preciso estar fisicamente doente para buscar essas técnicas. Elas ajudam a manter a saúde do corpo físico e da mente, além de auxiliar na evolução espiritual. Conheça mais sobre o que são as terapia holísticas no nosso artigo sobre o assunto.



23 visualizações0 comentário
  • Spotify - Semente Quântica
  • YouTube - Semente Quântica
  • Facebook - Semente Quântica
  • Instagram - Semente Quântica

Av. Raja Gabaglia - 2000, sala 922 Torre. 2, Estoril | Belo Horizonte 
Ligações: (31) 98843-1633

SementeQuantica.com© Copyright 2020 

As declarações neste site não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Esta informação é fornecida estritamente para fins educacionais. De nenhuma maneira as informações neste site devem ser consideradas um substituto para o atendimento médico competente por seu médico ou outro profissional de saúde.