Constelação Familiar: entenda o que é e como funciona


Quando nascemos recebemos mais do que apenas características físicas dos nossos ancestrais. Crenças e costumes são passados de pais para filhos através das gerações e podem nos limitar quando vamos em busca dos nossos sonhos.

Além disso, ao longo da vida temos interações e vivenciamos situações familiares que alimentam sentimentos bons e ruins em relação aqueles que nos cercam. Na medida em que crescemos essas lembranças e sentimentos podem se intensificar e criar atritos entre os familiares.


A Constelação Familiar vem para trabalhar as situações que vivemos e nos ajudar a entender melhor os sentimentos que temos em relação aqueles que são mais próximos a nós. Além de ajudar a quebrar crenças e padrões limitantes que são passados de geração em geração.


O que é a Constelação Familiar?

A Constelação Familiar é uma técnica terapêutica criada pelo alemão Bert Hellinger nos anos 70. Ela busca trabalhar as relações familiares para nos ajudar a entender os sentimentos que temos em relação a nossa família e os padrões que trazemos de nossos antepassados. Ela é conhecida como uma técnica de terapia breve, pois não é preciso muitas sessões para se obter resultados.


A Constelação traz a tona os fatos “ocultos” de nossas vidas. Nos ajuda a entender porque temos um sentimento em relação a determinados parentes, porque nos comportamos de determinada maneira em certas situações, como as nossas emoções nos afetam etc. Com ela é possível trazer a tona situações que achamos que já foram superadas ou até mesmo esquecidas, mas que ainda estão presentes no nosso subconsciente e, de alguma forma, atrapalhando a nossa vida.


Quais os benefícios da técnica?

Trabalhar as relações familiares e buscar o autoconhecimento traz incontáveis benefícios para todas as esferas da nossa vida. Com a Constelação Familiar isso não é diferente. Dentre o que pode ser obtido em uma sessão podemos citar:

  • Melhora do relacionamento com a família;

  • Maior entendimento de si mesmo, dos seus sentimentos e ações;

  • Romper padrões de comportamentos prejudiciais;

  • Resolver conflitos familiares.

Além desses benefícios, ao se conhecer melhor e trabalhar as relações com aqueles que lhe cercam, é possível ainda melhorar a própria saúde, melhorar relações amorosas e resolver questões financeiras ao modificar padrões, por exemplo.

No entanto, é sempre importante lembrar que cada pessoa vivencia essa experiência de uma forma individual e única, por isso os benefícios também são vistos de forma diferente de acordo com a história e ações de cada indivíduo.


E como é uma sessão de Constelação?

A sessão de Constelação pode ser realizada em grupo ou individualmente. Independente do método escolhido, os familiares não precisam participar da sessão. Quem está constelando vai tocar em pontos sensíveis e muitas vezes lidar com sentimentos relacionados a parentes já falecidos. Os parentes serão representados por outras pessoas ou objetos.


O trabalho é guiado por um facilitador. Quando feito em grupo outras pessoas podem atuar representando determinados membros da família de quem está constelando. Essas pessoas podem ser levadas pelo cliente ou estarem ali para também participarem de uma sessão.

Já na sessão individual são utilizados bonecos ou outros objetos para representar o cliente e seus familiares. A sessão pode ser presencial ou online.

Independente do modelo escolhido, é preciso saber o que vai ser trabalhado. O cliente leva para o terapeuta a questão que deseja constelar e, a partir disso, o sistema familiar começa a ser montado com as representações. Em seguida, terapeuta e cliente vão aprofundando na questão trabalhada. A pessoa que está trabalhando tem a oportunidade de observar a situação de fora e então ir acessando seus sentimentos em relação ao que aconteceu e as pessoas ali representadas.


Para quem a técnica é indicada?

A técnica é indicada para todas as pessoas que desejam trabalhar conflitos familiares e quebrar padrões recorrentes. No entanto, existem alguns casos em que não é recomendado fazer uma sessão, como, em casos de depressão severa ou outros problemas psicológicos graves, pois podem ser trabalhadas questões muito profundas que a pessoa não está emocionalmente preparada para lidar. O ideal é conversar com o terapeuta antes de fazer uma sessão para entender se há alguma contra indicação para você constelar.


Os trabalhos terapêuticos ajudam a olhar para dentro e melhorar nossa relação com nós mesmos e com o mundo. Nos siga nas redes sociais para conhecer diferentes técnicas que podem te ajudar nessa busca por mais autoconhecimento.



17 visualizações0 comentário
  • Spotify - Semente Quântica
  • YouTube - Semente Quântica
  • Facebook - Semente Quântica
  • Instagram - Semente Quântica

Av. Raja Gabaglia - 2000, sala 922 Torre. 2, Estoril | Belo Horizonte 
Ligações: (31) 98843-1633

SementeQuantica.com© Copyright 2020 

As declarações neste site não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Esta informação é fornecida estritamente para fins educacionais. De nenhuma maneira as informações neste site devem ser consideradas um substituto para o atendimento médico competente por seu médico ou outro profissional de saúde.