Dicas para um bom relacionamento e convivência durante a quarentena



Nesse momento em que muitas pessoas estão em casa, mais próximas umas das outras do que o habitual, é comum que surjam conflitos. No entanto, mesmo que o conflito seja algo natural, precisamos aprender a conviver de forma harmônica para manter o bom relacionamento.


Se você mora sozinho, esse talvez seja um problema que você não tem com outras pessoas, mas algumas dicas aqui se aplicam para conflitos que podem surgir internamente.


1 - Aprenda a observar


Se você está em casa, com outra ou outras pessoas, é importante que você preste atenção nelas. Observe o comportamento, as manias, a forma de agir e reagir. Não fique preso somente ao seu mundo.


2 - Converse e escute


Conversar é essencial para uma boa convivência entre pares. Morar com uma pessoa, estar em uma situação de desafio com ela, sem que haja o mínimo de conversa é muito desafiador e pode trazer muitos conflitos. Reserve um tempo do dia para sentar com quem você mora. Tentem fazer as refeições juntos, se desligando do trabalho e se conectando entre si.


3 - Aprenda a ceder


O mundo atribulado em que vivemos nos faz ficar muito fora de casa, trabalhando, resolvendo problemas, e nos tira a convivência com as pessoas que moram conosco. E nesse sentido, muitas vezes, acabamos nos acostumando a uma vida totalmente do nosso jeito, individual, dentro do nosso sistema. Quando somos obrigados a quebrar esse padrão e permanecer em casa, é como se dois sistemas entrassem em conflito, mas é importante que os dois aprendam a ceder para que o espaço seja suficiente. Ou seja: se todos quiserem impor seus sistemas inteiros dentro de um espaço de convivência, nenhum vai caber e vão todos acabar explodindo.


4 - Determine atividades conjuntas


Aqui, mais do que as refeições como momento de conversar e compartilhar, é importante que os momentos de descanso também reservem um espaço conjunto. Crie atividades como um exercício físico em conjunto, um filme, um jogo, cozinhar, algo que conecte vocês no lazer.


5 - Respeite seu espaço e o dos outros


Além de reservar espaços de tempo para a convivência, é importante também ter um espaço individual, um tempo para se conectar consigo mesmo, para fazer as atividades que você gosta sozinho. Ler um livro, meditar, estar em um espaço da casa onde só você esteja também é importante. Se você não reserva um tempo para si, pode acabar se sentindo farto do outro sem saber o motivo.


161 visualizações
  • Spotify - Semente Quântica
  • YouTube - Semente Quântica
  • Facebook - Semente Quântica
  • Instagram - Semente Quântica

Av. Raja Gabaglia - 2000, sala 922 Torre. 2, Estoril | Belo Horizonte 
Ligações: (31) 98843-1633

SementeQuantica.com© Copyright 2020 

As declarações neste site não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Esta informação é fornecida estritamente para fins educacionais. De nenhuma maneira as informações neste site devem ser consideradas um substituto para o atendimento médico competente por seu médico ou outro profissional de saúde.