O que é autoconhecimento e qual a sua importância para o desenvolvimento pessoal?

Você se conhece a fundo? Sabe bem quais são os seus objetivos e desejos? Conhece seus pontos fortes e o que te limita? Muitas vezes respondemos sim para essas perguntas sem nem mesmo pensar direito sobre elas. Mas será que nós nos conhecemos tão bem assim?


A busca por autoconhecimento tem aumentado muito nos últimos anos. As pessoas têm percebido cada vez mais a importância de se conhecerem a fundo. Atualmente existem diversas técnicas e ferramentas, que passam das tradicionais até as terapias holísticas, que podem nos ajudar a voltar a esse olhar para dentro e entender a nossa essência.


Mas afinal, o que é autoconhecimento?

Como o próprio nome já diz, autoconhecimento é se conhecer. Apesar de parecer simples, o processo para tal é um pouco mais complexo. O autoconhecimento é uma investigação interna em que a pessoa passa a entender e lidar melhor com seus sentimentos, emoções e pensamentos.


E quais os benefícios do trabalho de autoconhecimento?

Fazer um trabalho profundo de autoconhecimento é extremamente benéfico. Além de melhorar a relação que se tem com si mesmo, é provável que as relações sociais também se tornem mais simples e fluidas quando aprendemos mais sobre nossas emoções.

Ao se conhecer melhor é possível compreender de onde vem alguns sentimentos, porque determinadas situações nos fazem sentir raiva, medo ou felicidade, por exemplo. Com isso, a pessoa passa a ter um maior controle do que está sentindo e aprende a reagir da melhor maneira às situações da vida.


A quebra de crenças limitantes também pode ser considerado um benefício da busca pelo autoconhecimento. Ao descobrir o que nos bloqueia podemos fazer trabalhos mais direcionados para ressignificar essas crenças e modificá-las por outras mais elevadas.

Outro benefício importante é identificar os pontos fortes e as fraquezas que temos. Assim poderemos trabalhar o que precisa ser desenvolvido e utilizar as habilidades que já temos ao nosso favor.


Além disso, ao nos trabalharmos, somos capazes de perdoar o outro mais facilmente e aceitar as diferenças daqueles que nos cercam. Tudo isso faz com que possamos viver uma vida mais leve.


No âmbito profissional, o trabalho de autoconhecimento pode nos auxiliar na definição do que queremos fazer e alcançar objetivos de carreira mais rapidamente, uma vez que conhecemos os nossos pontos fracos e trabalhamos para melhorá-los.


Controlar as emoções e desenvolver inteligência emocional também ajuda a lidar com situações de pressão e estresse.


Como começar essa busca?

Conforme dito anteriormente, existem muitas ferramentas que nos ajudam a desenvolver o autoconhecimento. É importante ressaltar que não é um processo simples, nem fácil, mas é extremamente gratificante.


Algumas ferramentas e técnicas que podem ajudar são a meditação, sessões com psicólogos, thetahealing, constelação familiar, barra de access, eneagrama, registro akáshico, análise swot pessoal, dentre outras. Não é preciso escolher uma só, elas podem ser combinadas entre si. O importante é encontrar a ferramenta que melhor combina com você.


Essa busca pode ser feita sozinha ou com a ajuda de um profissional. No entanto, o recomendado para quem está começando é procurar ajuda. Afinal, quando começamos a ir mais profundamente em nosso âmago, é comum nos autossabotarmos e procrastinar.


O que você está esperando? Comece sua busca pelo autoconhecimento hoje mesmo. Aqui no Semente Quântica fazemos atendimento de Thetahealing e Barra de Access. Agende uma sessão.


Caso queira conhecer mais sobre terapias holísticas e buscas pelo autoconhecimento acompanhe o Semente Quântica também no Instagram e no Facebook.






23 visualizações0 comentário
  • Spotify - Semente Quântica
  • YouTube - Semente Quântica
  • Facebook - Semente Quântica
  • Instagram - Semente Quântica

Av. Raja Gabaglia - 2000, sala 922 Torre. 2, Estoril | Belo Horizonte 
Ligações: (31) 98843-1633

SementeQuantica.com© Copyright 2020 

As declarações neste site não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Esta informação é fornecida estritamente para fins educacionais. De nenhuma maneira as informações neste site devem ser consideradas um substituto para o atendimento médico competente por seu médico ou outro profissional de saúde.